Em 1874, J. Laurent fotografou El Perro Semihundido de Francisco de Goya no seu entorno original: os muros da Quinta del Sordo, a casa de Goya. Na fotografia distingue-se claramente um rochedo e duas pequenas manchas que parecem ser aves. Na obra original, actualmente no Museu do Prado, em Madrid, já mal se vê a rocha e os pássaros desapareceram. O cão olha agora para o vazio. A fotografia, até no ofício aparentemente inócuo da reprodução de obras de arte, olha para o passado e anuncia-nos a inclemência do tempo.
Uma História da Construção da Fotografia
«O Lápis Mágico» reúne um conjunto de textos oitocentistas sobre a fotografia e reflexões críticas dos organizadores sobre esses mesmos textos. As obras encontram-se todas no domínio público e as traduções foram feitas directamente da fonte. A selecção de ensaios, comunicações científicas, contos e correspondência foi feita com o objectivo de ilustrar o papel da fotografia no debate sobre a arte e a ciência do século XIX.
Carlos Sousa de Almeida e Carlos M. Fernandes (organizadores)
Traduções de Carlos Sousa de Almeida
Introdução por Carlos M. Fernandes
Posfácio por Carlos Sousa de Almeida
Traduções de Carlos Sousa de Almeida
Introdução por Carlos M. Fernandes
Posfácio por Carlos Sousa de Almeida
Consultar o Índice do Livro